Disruptores Endócrinos - O Que São e Por Que Você Deve Saber Sobre Eles
- Coach Monteiro
- Jul 14, 2021
- 3 min read
Quando se trata da nossa saúde, condicionamento físico e bem-estar geral, é importante saber que há muitas coisas às quais nos expomos diariamente (sem muita consciência) que podem produzir um impacto negativo significativo em nossos corpos. Em particular, disruptores endócrinos.
Um disruptor endócrino é qualquer coisa que potencialmente interfira na produção e no equilíbrio do hormônio natural do corpo. Muitos produtos químicos e compostos, naturais e artificiais, podem imitar ou interferir com os hormônios naturais do corpo. Esses desreguladores endócrinos são encontrados em muitos produtos de uso diário, como garrafas e recipientes plásticos, cosméticos, pesticidas, brinquedos e em nossa comida. Os distúrbios causados pela exposição e consumo desses produtos químicos estão ligados a tumores cancerígenos, defeitos congênitos, infertilidade, distúrbios cerebrais, distúrbios metabólicos, imunodeficiência e doenças auto-imunes.
Antes de prosseguirmos, vamos entender o que é o sistema endócrino e sua importância.
O sistema endócrino é uma rede de glândulas e órgãos por todo o corpo que produzem e secretam hormônios. Esses hormônios funcionam como mensageiros, controlando e coordenando muitas das funções do corpo, tais como:
Metabolismo
Fertilidade e função sexual
Crescimento e desenvolvimento
Qualidade do sono
Pressão sanguínea
Temperatura corporal
Emoções e humor
Algumas das principais glândulas que formam o sistema endócrino são:
Pâncreas - Responsável pela produção e secreção de insulina e glucagon, que regula os níveis de açúcar no sangue.
Ovários - Nas mulheres, os ovários liberam hormônios sexuais como estrogênio, testosterona e progesterona, todos os quais são os principais agentes da fertilidade.
Testículo- Nos homens, os testículos são os principais responsáveis pelo hormônio sexual, testosterona, que promove a produção de esperma, força muscular e desejo sexual.
Tireóide - Produz e libera triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Esses hormônios desempenham um papel vital no metabolismo, controlando a temperatura corporal, a frequência cardíaca e os níveis de energia.
Adrenais - Duas pequenas glândulas que produzem muitos hormônios que regulam a pressão arterial, a resposta ao estresse, o sistema imunológico e o metabolismo, como cortisol, adrenalina, aldosterona e DHEA.
Alguns disruptores endócrinos comuns são:
Bisfenol A (BPA) - Um composto sintético encontrado em muitos produtos plásticos, incluindo recipientes de armazenamento de alimentos. Ele chega aos nossos alimentos e bebidas, e os especialistas afirmam que sua toxicidade é algo que deve ser evitado.
Dioxinas - Um subproduto altamente tóxico produzido durante a incineração de lixo municipal, branqueamento de papel e produção de pesticidas e herbicidas. É encontrado em todo o meio ambiente e continua sendo um poluente persistente que se acumula em nossas fontes de alimentos, principalmente nos tecidos adiposos dos animais.
Ftalatos - Um produto químico sintético usado para tornar os plásticos mais flexíveis. Pode ser encontrado em muitas embalagens de alimentos, brinquedos infantis e produtos cosméticos. A exposição ocorre por ingestão, inalação e absorção pela pele. Os ftalatos podem imitar ou bloquear os hormônios sexuais femininos e masculinos.
17β-Estradiol - Um dos muitos tipos de estrogênio encontrados em produtos lácteos. Estudos mostram que a presença desses hormônios esteróides em produtos lácteos tem um impacto negativo na saúde e no desenvolvimento humano.
A boa notícia é que, embora vivamos em um mundo onde não podemos evitar completamente a exposição a esses compostos químicos, certamente podemos tomar decisões mais bem informadas e reduzir o quanto permitimos em nossos corpos.
Algumas maneiras de fazer isso são:
Procure alternativas - Substitua os laticínios por produtos à base de plantas, escolha água filtrada em vez de água engarrafada e use uma garrafa de água reutilizável de vidro ou aço inoxidável.
Opte por produtos frescos e orgânicos - Minimize o consumo de alimentos processados, produtos não orgânicos e produtos de origem animal.
Leia os rótulos - evite alimentos e produtos pessoais que não sejam livres de BPA e ftalato.
Reduza o “vazamento” - Não armazene alimentos enlatados / embalados em plástico e / ou bebidas em áreas expostas ao calor, como uma garagem aquecida ou em um carro em um dia quente de verão. Não coloque alimentos em recipientes de plástico no microondas.
Tomar medidas para evitar a interrupção hormonal pode ter um enorme impacto positivo em nossa capacidade de queimar gordura, combater desejos e manter altos níveis de energia ao longo do dia. Tudo começa com pequenas mudanças para construir uma base sólida e forte, onde criamos os corpos que queremos de dentro para fora.
Porque esperar? Comece a fazer algumas mudanças hoje. Sua mente e corpo valem a pena.
-Seu Coach
